Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/05/24 às 21h50 - Atualizado em 16/05/24 às 21h50

GDF Saúde presente em evento do GDF e SLU em homenagem ao Dia do Gari

COMPARTILHAR

Nesta quinta (16), o INAS levou uma parte dos serviços oferecidos pela rede credenciada GDF Saúde para o evento promovido pelo Governo Distrito Federal e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU-DF), em homenagem ao Dia do Gari. No ano passado, o SLU foi uma das autarquias a assinar convênio para adesão dos servidores ao plano de saúde da capital.

 

Estiveram presentes no evento os parceiros: Laboratório Santa Maria, com aferição de pressão e teste de glicemia e o Centro da Visão Oftalmológica, oferecendo exame de tonometria ocular aos presentes. A comemoração contou também com café da manhã, show de artistas locais, show de talentos dos garis, sorteio de prêmios e um almoço oferecido pelo governo.

 

A diretora-presidente do INAS, Ana Paula Cardoso, participou da solenidade de abertura ao lado do governador Ibaneis Rocha e do presidente do SLU-DF, Silvio Vieira, além de outras autoridades do GDF e da Câmara Legislativa. “O Dia do Gari é uma data que vai muito além de um simples reconhecimento. É um momento de profunda gratidão e valorização daqueles que desempenham um papel essencial na manutenção da limpeza e bem-estar da nossa cidade. O trabalho incansável desses heróis e heroínas reflete diretamente na qualidade de vida de todos os cidadãos. Neste dia especial, é importante expressar nossa mais sincera gratidão a cada um dos garis do Distrito Federal, que são fundamentais para a construção de um futuro mais sustentável e humano”, afirmou Ana Paula.

 

 

“Brasília é uma cidade lindíssima, graças ao trabalho dos nossos garis. Então nada mais merecido do que comemorar esse dia com muita festa e com muita alegria”, disse o governador Ibaneis Rocha, lembrando que Brasília é considerada a terceira cidade mais limpa do país. “Esse é um dia para mostrar à população o trabalho essencial dos garis para a manutenção da cidade, além de estimular a população a ter mais consciência em relação à produção de lixo” acrescentou.

 

O Dia do Gari foi instituído como ponto facultativo pelo governo Ibaneis Rocha em decreto publicado em 2022, exclusivamente para os trabalhadores da limpeza urbana. A profissão foi reconhecida nacionalmente em 16 de maio de 1976. Em homenagem à data, os serviços de varrição, catação e coleta estão suspensos nesse dia, como parte da ação que ficou conhecida como “Dia Sem Lixo”. O objetivo é valorizar o trabalho da categoria, conscientizando a população sobre a importância da limpeza urbana.

 

Com este dia de folga, os mais de cinco mil garis do DF, que recolhem cerca de 2,2 mil toneladas de lixo diariamente, puderam aproveitar a festa e receber as devidas homenagens pelo trabalho vital que exercem em prol da população brasiliense.

Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

INAS

SCS Setor Comercial Sul - Quadra 09, loja 15 (1º subsolo). Edifício Parque Cidade Corporate. Asa sul - Brasília. CEP: 70.308-200